Afinal, seguro empresarial vale a pena?
Se você quer abrir uma empresa ou tem uma, certamente já se questionou sobre a importância de um seguro empresarial, não é mesmo?
Independentemente do porte ou segmento, as empresas devem se prevenir em relação aos riscos – e isso passa por este serviço de proteção à companhia.
Caso você ainda esteja em dúvida sobre contratar uma apólice de seguro para o seu negócio, a Bumme apresenta algumas vantagens e desvantagens deste serviço.
Vamos nessa?
O que é o seguro empresarial?
Como o nome sugere, o seguro empresarial é um tipo de apólice projetada para proteger as empresas frente a uma série de riscos financeiros. Em geral, esta modalidade deve garantir a proteção patrimonial do seu negócio.
Seu grande objetivo é, sem dúvidas, amparar as necessidades de uma companhia em caso de imprevistos (acidentais ou criminosos) que podem causar prejuízos significativos ao patrimônio ou ao funcionamento da organização.
Esta modalidade é indicada para todo tipo de negócio, qualquer que seja o tamanho ou segmento. Por isso, inclusive, existem várias coberturas disponíveis, e as empresas geralmente escolhem um pacote que melhor se adeque às suas circunstâncias.
O que o seguro empresarial cobre?
A categoria é personalizada, e o contrato é criado de acordo com as necessidades de uma companhia. Contudo, existem alguns seguros obrigatórios, como a apólice que protege contra danos e perdas de materiais/objetos causados por incêndio.
Por isso, as coberturas específicas podem variar dependendo da seguradora e do tipo de política escolhido, mas, de modo geral, a apólice pode cobrir os seguintes aspectos:
- Suporte em caso de danos a equipamentos;
- Seguro contra explosões, incêndios e vazamentos;
- Seguro contra roubo ou furto;
- Assistência em caso de prejuízos dos funcionários durante o horário de trabalho;
- Serviços elétricos, hidráulicos, mecânicos, etc.;
- Entre outros.
Quais são as vantagens de ter um seguro empresarial?
De fato, as vantagens passam pelas coberturas que a apólice oferece aos seus vinculados, como:
- Proteção contra perdas materiais: vale ressaltar sempre que o seguro empresarial cobre os danos e as perdas materiais causados por eventos inesperados, como: incêndios, inundações, roubos, entre outros. Com isso, a companhia consegue recuperar os custos de reparação ou substituição de bens essenciais para suas operações e não precisa encerrar o seu funcionamento;
- Cobertura de perda de lucro: em casos de interrupção das operações, o seguro empresarial pode cobrir a perda de lucro que a empresa enfrenta durante o período afetado;
- Bem-estar da equipe: o seguro resguarda a equipe e é um diferencial para estimular a motivação e fidelização da equipe de trabalho. Ainda ele oferece cobertura para danos materiais e físicos ocorridos durante o expediente, assegurando os custos associados a despesas médicas, hospitalares, odontológicas e funerárias;
- Proteção contra riscos cibernéticos: com o aumento das ameaças cibernéticas, muitas apólices de seguro empresarial oferecem cobertura contra perdas financeiras relacionadas a ataques cibernéticos, como roubo de dados ou interrupção de sistemas;
- prestação de serviços: muitas seguradoras oferecem serviços de assistência 24 horas, como encanadores, eletricistas e serviços de segurança, que podem ser úteis em situações de emergência.
Mas, além disso, também se destacam como vantagens:
Ampla abrangência
O seguro empresarial oferece cobertura para uma variedade de riscos, como notamos ao longo do texto, o que garante a proteção tanto do patrimônio quanto das operações da empresa.
A empresa não fica sem funcionar
Em situações de sinistro, a empresa pode sofrer danos que impactam suas operações e capacidade produtiva. Mas, em caso de seguro, a apólice entra em ação para auxiliar na recuperação das perdas e na retomada das atividades comerciais, minimizando impactos financeiros e garantindo a continuidade dos negócios.
Personalização de coberturas
As seguradoras disponibilizam opções para atender às necessidades específicas de cada empresa. É possível personalizar o seguro, escolhendo as coberturas mais pertinentes para o tipo de atividade, porte e setor de atuação.
Dessa maneira, a apólice é ajustada conforme os riscos enfrentados, tornando-se ainda mais eficiente na proteção do patrimônio empresarial. A própria seguradora faz essa análise.
Respondendo à questão inicial: vale a pena?
De fato, é interessante fazer um seguro empresarial para o seu negócio. Mas vale a pena ficar atento às propostas para não entrar em alguma furada.
Analise com calma as possibilidade e converse com um profissional indicado, se necessário, para compreender o que mais funciona para sua companhia.
Precisando de um dinheirinho extra? Analise seus contratos bancários com a Bumme!
Se você está precisando de capital para investir em um seguro empresarial, pode contratar os serviços da Bumme para analisar seus contratos bancários e encontrar oportunidades.
A Bumme tem o objetivo de identificar e recuperar valores que foram indevidamente cobrados da sua empresa e devolver o seu dinheiro!
Entre em contato conosco agora mesmo!