Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como a empresa pode recuperar o Score? 

score

Todo mundo sabe que o negócio que tem crédito na praça pode aproveitar o recurso para se desenvolver. No entanto, a empresa passa por uma análise de Score pelas instituições financeiras antes de ter os valores aprovados. 

Por conta disso, as empresas estão sempre em busca de melhorar a pontuação do Score. Esse sistema não é nada mais e nada menos que um reflexo do comportamento financeiro do empreendimento. 

Quer saber mais como avaliar o  perfil e melhorar a pontuação da sua empresa? Confira as dicas a seguir. 

O que é o Score? 

O Score é um sistema de pontuação de crédito que vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado se a sua empresa é uma boa pagadora. Em outras palavras, esse índice ajuda as instituições financeiras a entender qual o nível de risco de dar crédito para o seu negócio com base no comportamento do empreendimento. 

Na prática, quanto maior a pontuação, mais confiável é a empresa, reduzindo as chances de haver um “calote” por parte de quem solicitou o crédito. Por isso, quanto melhor for Score, melhor serão as condições que o recurso será liberado. 

O serviço é gratuito e pode ser consultado em empresas que realizam análises de crédito. O Serasa Explain costuma ser o mais utilizado por empresários. 

A pontuação é classificada da seguinte maneira: 

0 a 300: Chance de crédito muito baixa, com grande probabilidade de inadimplência. 

301 a 500: Chance de crédito baixa, com uma probabilidade considerável de inadimplência. 

501 a 700: Boa chance de crédito, com probabilidade baixa de inadimplência. 

701 a 1000: Chance de crédito muito alta, com probabilidade muito baixa de inadimplência.

Entre os fatores que entram neste cálculo estão: compromisso com crédito, consultas ao CPF, evolução financeira e registro de dívidas e pendências.

Dicas para aumentar o Score 

Antes de tudo é importante ressaltar que a mudança do Score não é algo que acontece de forma imediata. É necessário ter paciência e transformar os bons hábitos financeiros em rotina dentro da empresa.

Deixe as contas em dia 

A primeira e mais importante dica é pagar as contas em dia. O compromisso é  o fator mais determinante na análise das companhias de crédito, tendo um peso de quase 55%, segundo o Serasa. 

Procure construir um bom histórico de pagamento, sem se descuidar com prazos. Para quem tem problemas para recordar o dia de vencimento de faturas, é possível programar os pagamentos através do aplicativo do banco. 

Renegocie dívidas 

Sabemos que no mundo empresarial nem sempre é possível honrar com todos os compromissos de uma vez, além de que imprevistos podem acontecer. Com isso, a empresa corre o risco de ficar inadimplente caso  permaneça com débitos pendentes.

Se isso ocorrer, a recomendação é de que a empresa busque renegociar essa dívida imediatamente para evitar que ela fique negativada. 

Mantenha o Cadastro Positivo ativo 

Você conhece o Cadastro Positivo? Ele é um conjunto de dados relativos ao histórico de pagamentos do consumidor. Essas informações podem ser utilizadas para consulta das instituições financeiras. 

A recomendação é deixar esse cadastro ativo, pois se esses dados deixam de ser considerados, podem diminuir a pontuação do Score. 

Tenha responsabilidade ao buscar por crédito 

Antes de considerar a possibilidade de solicitar crédito, o empresário precisa levar em conta se é o momento ideal para isso. Muitos pedidos de crédito em sequência podem prejudicar em até 6% o Score. 

Essa alta demanda de solicitações pode ser interpretada pelo mercado como uma necessidade urgente de recursos, o que demonstra que a situação financeira não está saudável. O ideal é não comprometer mais de 30% do orçamento. 

Lembre-se de que é natural que o Score apresente uma diminuição após a concretização de uma operação de crédito, já que parte da renda da empresa passa a estar comprometida. 

Além disso, ter apenas um bom Score não é uma garantia para ter acesso mais fácil ao crédito. Relacionamento com o banco, faturamento da empresa e as políticas internas das instituições financeiras são alguns aspectos que fazem parte da análise. 

Fale com a Bumme! 

Se a sua empresa está enfrentando problemas financeiros, a Bumme pode ajudar!

Nós realizamos a revisão de contratos e taxas bancárias abusivas que são adicionadas às suas obrigações financeiras. Esses valores podem ser reembolsados e investidos no crescimento da sua empresa.

É importante ressaltar que a revisão de contrato não traz nenhum impacto no Score da sua empresa. Entre em contato com a Bumme.