Como a empresa pode recuperar o Score?
Todo mundo sabe que o negócio que tem crédito na praça pode aproveitar o recurso para se desenvolver. No entanto, a empresa passa por uma análise de Score pelas instituições financeiras antes de ter os valores aprovados.
Por conta disso, as empresas estão sempre em busca de melhorar a pontuação do Score. Esse sistema não é nada mais e nada menos que um reflexo do comportamento financeiro do empreendimento.
Quer saber mais como avaliar o perfil e melhorar a pontuação da sua empresa? Confira as dicas a seguir.
O que é o Score?
O Score é um sistema de pontuação de crédito que vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado se a sua empresa é uma boa pagadora. Em outras palavras, esse índice ajuda as instituições financeiras a entender qual o nível de risco de dar crédito para o seu negócio com base no comportamento do empreendimento.
Na prática, quanto maior a pontuação, mais confiável é a empresa, reduzindo as chances de haver um “calote” por parte de quem solicitou o crédito. Por isso, quanto melhor for Score, melhor serão as condições que o recurso será liberado.
O serviço é gratuito e pode ser consultado em empresas que realizam análises de crédito. O Serasa Explain costuma ser o mais utilizado por empresários.
A pontuação é classificada da seguinte maneira:
0 a 300: Chance de crédito muito baixa, com grande probabilidade de inadimplência.
301 a 500: Chance de crédito baixa, com uma probabilidade considerável de inadimplência.
501 a 700: Boa chance de crédito, com probabilidade baixa de inadimplência.
701 a 1000: Chance de crédito muito alta, com probabilidade muito baixa de inadimplência.
Entre os fatores que entram neste cálculo estão: compromisso com crédito, consultas ao CPF, evolução financeira e registro de dívidas e pendências.
Dicas para aumentar o Score
Antes de tudo é importante ressaltar que a mudança do Score não é algo que acontece de forma imediata. É necessário ter paciência e transformar os bons hábitos financeiros em rotina dentro da empresa.
Deixe as contas em dia
A primeira e mais importante dica é pagar as contas em dia. O compromisso é o fator mais determinante na análise das companhias de crédito, tendo um peso de quase 55%, segundo o Serasa.
Procure construir um bom histórico de pagamento, sem se descuidar com prazos. Para quem tem problemas para recordar o dia de vencimento de faturas, é possível programar os pagamentos através do aplicativo do banco.
Renegocie dívidas
Sabemos que no mundo empresarial nem sempre é possível honrar com todos os compromissos de uma vez, além de que imprevistos podem acontecer. Com isso, a empresa corre o risco de ficar inadimplente caso permaneça com débitos pendentes.
Se isso ocorrer, a recomendação é de que a empresa busque renegociar essa dívida imediatamente para evitar que ela fique negativada.
Mantenha o Cadastro Positivo ativo
Você conhece o Cadastro Positivo? Ele é um conjunto de dados relativos ao histórico de pagamentos do consumidor. Essas informações podem ser utilizadas para consulta das instituições financeiras.
A recomendação é deixar esse cadastro ativo, pois se esses dados deixam de ser considerados, podem diminuir a pontuação do Score.
Tenha responsabilidade ao buscar por crédito
Antes de considerar a possibilidade de solicitar crédito, o empresário precisa levar em conta se é o momento ideal para isso. Muitos pedidos de crédito em sequência podem prejudicar em até 6% o Score.
Essa alta demanda de solicitações pode ser interpretada pelo mercado como uma necessidade urgente de recursos, o que demonstra que a situação financeira não está saudável. O ideal é não comprometer mais de 30% do orçamento.
Lembre-se de que é natural que o Score apresente uma diminuição após a concretização de uma operação de crédito, já que parte da renda da empresa passa a estar comprometida.
Além disso, ter apenas um bom Score não é uma garantia para ter acesso mais fácil ao crédito. Relacionamento com o banco, faturamento da empresa e as políticas internas das instituições financeiras são alguns aspectos que fazem parte da análise.
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