Como evitar a falência da minha empresa?
Diante de um cenário em que o empresário se encontra em apuros financeiros, com vendas estagnadas ou em declínio, enfrentando desafios para manter seu negócio, uma pergunta inevitavelmente surge: quais são os passos a serem tomados para reverter essa situação e manter a saúde do negócio?
Para que uma possível falência não ocorra é preciso implementar uma gestão eficiente, um planejamento estratégico e estar atento aos aspectos legais que cercam a operação da empresa.
Pensando nisso, a Bumme explica como evitar o fechamento da empresa, fornecendo orientações para manter a saúde financeira do seu negócio.
O que é falência de empresas?
A falência ocorre quando uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, não consegue mais cumprir suas obrigações financeiras, como pagar suas dívidas e despesas operacionais.
Nessa situação, é necessário encerrar suas operações e formalizar a declaração de falência, em que envolve a venda de seus ativos para quitar suas dívidas com os credores.
Com a implementação da nova Lei 14.112/20, as empresas agora têm a oportunidade de preservar e otimizar seus recursos produtivos, uma estratégia para cumprir seus compromissos financeiros no futuro.
Principais causas de falência
De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), divulgada pelo Sebrae, 29% dos negócios entraram em um processo de falência após cinco anos de abertura.
A mesma pesquisa identificou que, das empresas que enfrentaram dificuldades financeiras, 21,6% são microempresas e 17% empresas de pequeno porte.
As causas de falência podem ser variadas, incluindo:
- falta de planejamento;
- impostos (dívidas fiscais);
- problemas de gestão;
- ausência de comportamento empreendedor;
- conhecimento insuficiente do empreendimento;
- descontrole do fluxo de caixa.
Dicas para evitar a falência de empresa
Para o seu negócio funcionar corretamente e se manter ativo e competitivo no mercado, é preciso estar atento a alguns aspectos.
Veja algumas dicas a seguir.
Fortaleça o seu planejamento financeiro
Um bom planejamento é um dos pilares mais importantes antes mesmo de abrir um negócio. E, mesmo quando o empreendimento já estiver com as portas abertas, ele ainda continua sendo fundamental.
Um planejamento eficaz estabelece disciplina, metas claras e gerencia os processos contratuais, reduzindo significativamente o risco de crises financeiras e a eventual falência.
Pensando nisso, é importante manter um registro detalhado de todas as transações, incluindo compras e despesas, e produzir relatórios regulares para manter o fluxo de caixa sob controle.
Monitore os documentos e contratos
É comum que, ao assinar documentos contratuais, erros e cobranças indevidas passem despercebidos pela gestão.
Para não correr esse risco é fundamental adotar práticas rigorosas de revisão, como, por exemplo, realizar uma análise de todos os documentos contratuais relacionados à sua empresa.
Nesse contexto, a Bumme – especialista em assistência contratual – oferece suporte especializado na análise de contratos, tanto nos extrajudiciais quanto judiciais.
Renegocie as suas dívidas
Em casos de endividamento excessivo, uma das soluções para o pagamento de dívidas é buscar uma negociação com os credores, para conseguir um alongamento dos prazos, parcelamentos e até mesmo redução das taxas de juros.
E, se esses credores forem instituições financeiras, a Bumme surge como uma aliada de confiança, oferecendo soluções especializadas para a renegociação das dívidas junto a essas instituições.
Estude o mercado de atuação
Estude sempre sobre o mercado em que sua empresa atua. É fundamental acompanhar as tendências atuais, tecnologias e mudanças na preferências dos consumidores.
Isso pode ajudar no ajuste de sua estratégia de negócio de acordo com as demandas do mercado, evitando uma futura falência.
Mantenha um fundo de reserva efetivo
O fundo de reserva é uma garantia para manter a saúde do seu negócio, permitindo que as empresas continuem operando mesmo quando as condições do mercado são desfavoráveis.
Portanto, uma forma de evitar falência e manter as operações em funcionalidade é disponibilizar uma parte dos lucros empresariais para um fundo de reserva.
Conte com a Bumme para a saúde do seu negócio!
Se o seu negócio está enfrentando dificuldades e correndo o risco de falência, não deixe de contar com quem é especialista no assunto.
A Bumme Consultoria Financeira é especializada em análise de contratos bancários e atua há mais de 20 anos no mercado financeiro. Contando com uma equipe altamente competente, estamos prontos para ajudá-lo a recuperar valores pagos indevidamente, proporcionando um alívio financeiro que pode ajudar nos momentos de crise.
Venha fazer parte do movimento Bumme, entre em contato conosco agora mesmo!