Como criar uma organização financeira na empresa?
Para ser um empreendedor é necessário ter várias habilidades. Uma das mais importantes é a organização. Sem ela, o empresário perde o controle sobre indicadores, logística do negócio e a qualidade do produto ou serviço oferecido.
Considerado o coração de qualquer empresa, o departamento de finanças é o que mais demanda organização por parte dos empreendedores. É através dessa área que eles terão conhecimento sobre os lucros, despesas, o que está dando certo e o que está dando errado.
Além disso, a falta de organização pode acarretar em dívidas e gastos desnecessários que comprometem futuros investimentos. Saiba agora algumas práticas que vão ajudar a ter maior controle das finanças.
Verdades e mitos sobre a organização financeira
Existem alguns conceitos sobre a organização financeira de um negócio que podem surpreender os empreendedores iniciantes. Um deles é de que ter organização é ter dinheiro sobrando em caixa.
Isso não é necessariamente uma verdade. O controle financeiro de uma empresa se refere a todas as operações de administração do dinheiro e outros ativos da empresa.
Quando uma empresa está vendendo muito, há a impressão de que está lucrando. Porém, se não há organização nas finanças, o empreendedor pode estar apenas arrecadando o suficiente para pagar as contas.
Outro conceito que muita gente confunde é o de lucro e rentabilidade. É possível que uma empresa tenha lucro e ao mesmo tempo não seja rentável. Isso ocorre quando entra muito dinheiro em caixa, mas os custos não se pagam.
A lucratividade está relacionada ao lucro líquido, ou seja, quanto sobrou no caixa depois de quitar todas as despesas. Já a rentabilidade é referente ao quanto de retorno o negócio está trazendo ao empresário.
Dicas para organizar financeiramente a empresa
Segundo um estudo realizado pela CB Insights, a falta de dinheiro é a segunda principal causa da falência de empresas. Ela é uma consequência direta de uma ausência de organização financeira. Leia mais aqui sobre como evitar a falência.
Ao organizar o setor financeiro, o empreendedor pode monitorar as receitas e despesas de forma mais assertiva, planejar o futuro do negócio, direcionar a gestão para um caminho mais lucrativo e definir o capital de giro.
Confira algumas dicas para iniciar o processo de organização do departamento de finanças.
Monte um planejamento
O primeiro passo para montar um planejamento financeiro é determinar quais são as necessidades do negócio. Depois disso, reúna informações sobre dinheiro em caixa, expectativas de ganhos e todas as despesas.
Com esses dados, o gestor pode montar um plano financeiro, evitando decisões precipitadas e mantendo uma centralização de metas.
Separe as finanças pessoais e empresariais
Para ter uma boa organização é indispensável fazer a separação das finanças pessoais e empresariais, principalmente se for uma empresa pequena ou familiar.
A receita pessoal não pode ser misturada com a do empreendimento, pois provoca desencontros sobre a real necessidade de capital de giro no negócio. É preciso que os sócios estabeleçam períodos e condições para a realização de retiradas, evitando que o capital da empresa se misture com o patrimônio pessoal.
Acompanhe os prazos
Atrasar pagamentos de débitos pode provocar cobrança de juros e multas. Com isso, os valores ficam ainda mais altos e a empresa pode ter problema de endividamento.
Por isso, é essencial que a empresa fique sempre atenta com prazos. Uma dica é utilizar ferramentas tecnológicas para automatizar o pagamento desses custos e evitar atrasos.
Considere a sazonalidade
Dependendo do tipo de setor que o seu negócio opera, ele poderá ser afetado pela sazonalidade. Isso significa que em certos momentos do ano, a empresa terá uma alta expressiva de vendas e em outros momentos terá uma baixa.
Entender como a sazonalidade afeta a empresa é essencial para a organização financeira, já que haverá flutuações nas receitas. Em alguns casos, a empresa precisará economizar valores acumulados no período de alta para operar com segurança quando estiver no período de baixa.
Negocie
Uma habilidade muito importante no mundo dos negócios é justamente a de negociação. Caso a empresa acabe ficando endividada, o empreendedor deverá procurar bancos para renegociar os débitos ou uma instituição para buscar crédito.
Outra situação que vai envolver o poder de negociação é a da compra de insumos com fornecedores. A sua empresa pode realizar pagamentos à vista ou em grandes quantidades para conseguir descontos. Também há a possibilidade de buscar parcelamentos em condições mais favoráveis.
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