Saiba como reduzir custos na sua empresa
Você já sentiu que a sua empresa está gastando demais? Essa é a realidade de muitas empresas pelo Brasil quando o assunto é controle financeiro. Ter o domínio sobre os custos é um dos principais requisitos para manter a saúde de um negócio.
Uma pesquisa realizada pelo Compra Agora, plataforma B2B focada no varejo brasileiro, aponta que 98% dos comércios de bairros (pequeno e médio porte) afirmam ter alguma dificuldade financeira.
Outro dado que reforça essa realidade é do Google Brasil, que divulgou um estudo em que 4 entre 10 empresas de médio porte no país pediram empréstimo de crédito nos últimos dois anos.
Uma alternativa para manter a empresa financeiramente saudável é a diminuição de custos. Algumas despesas são inevitáveis, mas outras podem ser reduzidas. Isso garante a melhora no fluxo de caixa, crescimento dos negócios e aumenta a competitividade da empresa.
Principais problemas
Antes de começar a reduzir os gastos, é necessário entender primeiro os principais erros que ocasionam na falta de controle financeiro em um empreendimento.
Falta de planejamento
A falta de planejamento é a “mãe” de todos os problemas relacionados a finanças. Como ter controle financeiro sem saber ao certo quanto se tem em caixa e as despesas fixas?
Misturar finanças
É de extrema importância que as contas de pessoa física e jurídica nunca se misturem. Em muitos casos, o empreendedor acaba perdendo o controle sobre os gastos e o limite de cada uma, causando uma bagunça.
Falta de reserva financeira
Ter uma quantia extra de dinheiro guardado é importante para que a empresa consiga atravessar momentos de crise sem provocar endividamento. Além disso, a existência de uma reserva financeira evita a necessidade de recorrer a empréstimos bancários.
Aprimorando o controle financeiro
Cada empresa possui suas próprias dinâmicas e particularidades, além do porte ser bem influente. Porém, algumas atitudes podem ser tomadas de maneira geral. Confira algumas dicas:
Defina prioridades
Identifique quais são os custos essenciais para o funcionamento do negócio e os que têm maior impacto no desempenho da empresa. As demais despesas que não são prioridades não podem ser esquecidas, mas talvez possam ser remanejadas.
Ordene os gastos por gravidade, benefício, urgência e abrangência.
Redução de custos
Com os gastos prioritários definidos, é hora de identificar onde é possível reduzir as despesas. Uma estratégia é avaliar se a aquisição de determinados produtos ou serviços é realmente necessária.
Estabeleça também um orçamento personalizado para cada setor do seu negócio para alocar o dinheiro de forma mais precisa e eficiente.
Outra dica é introduzir uma cultura mais sustentável entre os colaboradores, incentivando, por exemplo, na redução de papéis, água e energia.
Colaboradores
Um dos custos mais altos e desnecessários que as empresas enfrentam é a demissão de funcionários. Além de ter que efetuar todos os pagamentos de uma rescisão, há o desgaste de ter que fazer um novo processo seletivo e treinar o novo colaborador.
Por conta disso, é interessante investir na retenção de talentos para diminuir a rotatividade dentro da empresa. O empreendimento pode oferecer benefícios atrativos em um ambiente de trabalho motivador.
Considere também a automatização de funções burocráticas e repetitivas dentro do negócio. Isso garante maior eficiência operacional e reduz a dependência de pessoas.
Renegocie dívidas bancárias
Por conta da necessidade de empréstimos, as dívidas bancárias costumam sufocar as empresas a longo prazo. No entanto, é possível negociar condições mais favoráveis como juros menores e prazos maiores de pagamento.
Você pode conferir aqui no blog da Bumme como dar os primeiros passos para realizar uma renegociação.
Revisão tributária
A revisão tributária é um sistema oferecido pela Receita Federal que garante a devolução de impostos pagos a mais. Esse é um benefício que todas as empresas deveriam utilizar, já que segundo a própria Receita, 95% dos empreendimentos pagam tributos em excesso.
Esse procedimento envolve uma análise detalhada da apuração dos tributos, onde é possível identificar se houve erros de cálculo ou interpretações incorretas.
O ideal é que a revisão seja realizada semestralmente ou anualmente. Vale ressaltar que os créditos tributários têm prescrição de 5 anos, portanto se a sua empresa não realizou o procedimento nos últimos anos, deve fazer imediatamente.
Fale com a Bumme
Agora, que você conhece a importância de reduzir custos e da revisão tributária, que tal entrar em contato com especialistas? A Bumme pode te ajudar!
Com 20 anos de experiência no mercado financeiro, a Bumme é uma consultoria com alto conhecimento na gestão de contratos bancários e análises de tarifas, com o objetivo de recuperar valores que foram indevidamente cobrados da sua empresa.
Entre em contato conosco aqui.
*Pablo Cardoso Andrion
Diretor Comercial da Bumme