Além dos bancos: alternativas de crédito para empresas
O projeto de sucesso do seu negócio está parado porque está difícil conseguir crédito no banco? Chegou a hora de dar um basta nisso!
Às vezes, muitas companhias perdem grandes oportunidades ou ficam sem capital de giro esperando um empréstimo ser aprovado em uma instituição financeira tradicional.
Mas isso não pode acontecer com organizações que querem prosperar e se destacar no mercado!
Se você não sabe o que fazer quando seu crédito é negado, a Bumme traz uma lista com diferentes alternativas para resolver o seu problema: das opções tradicionais, como as cooperativas, às soluções inovadoras, como crowdfunding e fintechs.
Confira a lista abaixo e pare de depender dos bancos para conseguir o dinheiro de que você precisa!
O que é o crédito e por que ele é importante?
O acesso ao crédito é fundamental para o crescimento de qualquer empresa e pode melhorar diferentes aspectos financeiros: desde ajudar em momentos de crise até possibilitar novos avanços institucionais.
No entanto, em um cenário em que os bancos se tornam cada vez mais rigorosos em suas políticas internas, muitas companhias encontram dificuldades ao recorrer a empréstimos e financiamentos.
Mas, afinal, o que é o crédito? Ele nada mais é do que um adicional monetário e oferece flexibilidade para as empresas lidarem com situações de forma eficaz, sem comprometer a saúde financeira do negócio.
Normalmente, as organizações recorrem a esse valor para aproveitar oportunidades extraordinárias ou para superar desafios temporários com as finanças.
Expansão para novos mercados, modernização de infraestrutura, lançamento de novos produtos ou dívidas paradas são alguns dos motivos mais comuns para solicitar um dinheiro extra.
O que são alternativas de crédito
Embora os bancos tradicionais sejam a primeira alternativa que os empreendedores pensam, existem outras opções viáveis para suprir as demandas financeiras, como as cooperativas, os investidores-anjos, etc.
Mas vale lembrar que algumas dessas possibilidades com fontes externas só vão ser concretizadas caso haja perspectiva de retorno. Por isso, ter um bom planejamento financeiro é importantíssimo para conseguir parceiros para o seu negócio.
Desvantagens do crédito bancário
Além da burocracia, também há uma questão relevante a ser considerada: os altos juros. Ao pegar dinheiro emprestado, a companhia paga um valor considerável em taxas para as instituições tradicionais.
Se não houver planejamento, a empresa pode ter complicações para pagar os encargos — e aí começa aquela bola de neve. As consequências desse cenário são muitas, incluindo a falência.
Dentre as principais desvantagens de recorrer aos bancos, destacam-se:
- altas taxa de juros;
- limitações, especialmente para aquelas empresas que estão no início da relação com os bancos;
- cláusulas muitas vezes abusivas, incluindo multas em caso de quebra de contrato;
- burocracia excessiva.
Alternativas em caso de ausência de crédito em bancos
Pode ser muito interessante para as organizações recorrerem a outras possibilidades que não as instituições tradicionais. Conheça algumas das opções mais comuns:
Cooperativas de crédito
As cooperativas são instituições financeiras sem fins lucrativos, formadas por uma associação de pessoas que prestam serviços financeiros umas às outras — como uma cooperativa.
De modo geral, elas oferecem serviços similares aos bancos, incluindo linhas de crédito. Normalmente, elas costumam ser mais flexíveis em suas políticas e podem ser uma alternativa viável para quem encontra dificuldade em obter crédito em instituições tradicionais.
Mas, por ser uma cooperativa, todos são afetados pelos resultados. Independentemente se houver lucro ou prejuízo, os cooperados vão ser afetados de modo proporcional pela participação deles na instituição.
Crowdfunding (Financiamento coletivo)
O crowdfunding, também chamado “vaquinha virtual”, “investimento coletivo” ou “financiamento coletivo”, é uma forma de financiamento coletivo em que várias pessoas contribuem com pequenas quantias para viabilizar um determinado projeto.
Esse modelo se popularizou nos últimos anos e pode ser uma opção viável para empresas com projetos que sejam interessantes para o público que irá investir por meio do crowdfunding.
Fintechs de crédito
As fintechs são companhias que oferecem serviços financeiros inovadores e podem funcionar de modo bem semelhante aos bancos tradicionais. Dois exemplos bem conhecidos são o Nubank e o Banco Inter.
Vale lembrar que algumas das fintechs se dedicam exclusivamente a fornecer empréstimo e financiamento voltados às organizações, utilizando tecnologias avançadas de análise de dados para avaliar o risco de crédito de forma ágil e eficiente.
Em geral, a solicitação e a análise são feitas de forma online, segura e simplificada.
FIDC
Outra alternativa possível é o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), também conhecido como Fundos de Recebíveis.
Ele é um investimento de Renda Fixa a partir de uma parceria de diversos investidores e funciona como um fundo tradicional que aplica “títulos de crédito criados a partir de contas a receber de uma determinada entidade”.
Segundo o site do Governo Federal, a “principal regra [é] a aplicação mínima de 50% dos recursos em Direitos Creditórios, que podem ser provenientes de operações comerciais, industriais, imobiliárias, financeiras, prestação de serviços, etc”.
Investidores-anjo
Geralmente, o investidor-anjo é um profissional que passa a integrar a equipe da empresa para agregar valor — com conhecimentos e experiência — e principalmente recursos financeiros.
Os investidores-anjos costumam participar de diferentes companhias ao mesmo tempo. Eles não são considerados sócios e têm retorno de até 50% dos lucros ao longo de um período de cinco anos.
Como encontrar um investidor-anjo? É necessário submeter o objetivo daquele investimento no site Anjos do Brasil. E lembre-se: para além de uma ideia inovadora, é fundamental que a empresa desenvolva um plano de negócio, uma apresentação qualificada, uma previsão de lucros e um estudo de mercado. Ter o protótipo do produto é um diferencial.
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