DRE: Saiba do que se trata o relatório e como ele funciona
Empresas precisam fazer o DRE, porém o que é o relatório e como ele deve ser feito pode gerar dúvidas. Pensando nisso, a Bumme preparou um conteúdo especial que te explica sobre o assunto
Todos os anos as empresas precisam fazer o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), somente MEIs estão desobrigados. Trata-se de um relatório de contabilidade que, além de obrigatório, pode ajudar uma companhia de várias formas.
Junto do Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial, o DRE é um dos três relatórios contábeis que são essenciais e indispensáveis para uma empresa.
O que é um DRE?
O DRE é um relatório de contabilidade de uma empresa, que mostra dados que apontam se as operações da empresa estão gerando lucro ou prejuízo. As informações consideradas para esse relatório correspondem a um determinado período de tempo.
Obrigatório para todas as empresas, exceto MEIs, o relatório precisa ser realizado todos os anos e feito por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) após o encerramento do ano-calendário, de janeiro a dezembro do mesmo ano.
As empresas precisam entregar esse relatório para a Receita Federal. Além disso, companhias de capital aberto devem ter a DRE pública.
Para que serve?
Um DRE tem como função confrontar os dados das receitas e as despesas do negócio e mostrar o resultado líquido do seu desempenho. Além disso, ele detalha a situação operacional real do seu negócio e avalia a saúde financeira da empresa.
Trata-se de um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa, e, por isso, o relatório também acaba avaliando o resultado geral de uma companhia e pode gerar uma análise dos desempenhos dos gestores.
A importância do DRE para sua empresa
Como aponta dados e avalia a saúde financeira da empresa, o relatório traz informações importantes que podem ser usadas em benefício do negócio.Pode, por exemplo, ajudar a reduzir gastos e faturar mais dinheiro e também pode ser usado como argumento ao pedir crédito para instituições bancárias e analistas financeiros.
Pelo governo, é usado para verificar se os impostos foram declarados corretamente, e os lucros presentes na DRE são comparados ao que se declarou no Imposto de Renda. Por mais que a obrigatoriedade seja de realizá-lo uma vez por ano, ele pode ser feito mensalmente como forma de controle interno da empresa.
Como fazer um DRE?
Como já dito anteriormente, o DRE deve ser feito por um contador habilitado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). O que deve constar de informações está previsto no Artigo 187, da Lei nº 6.404/76.
A Bumme preparou um roteiro que ensina o passo-a-passo que deve ser seguido no processo de realização do relatório.
As informações que devem estar previstas do DRE são: Receita Bruta das Vendas e Serviços Prestados, Receita Líquida das Vendas e Serviços, Despesas, Lucro ou Prejuízo Operacional.
Estruturar o documento é o primeiro passo para fazer o seu DRE. Abaixo, segue um esquema simples que exemplifica isso:
- Receita Bruta (faturamento da empresa no período)
- (-) abatimentos e deduções;
- (=) receita líquida;
- Receita Líquida
- (-) custos de mercadorias vendidas;
- (=) lucro bruto;
- Lucro Bruto
- (-) despesas financeiras;
- (-) despesas administrativas;
- (-) despesas com vendas;
- (=) resultado antes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- (-) custos de IRPJ e CSLL;
- (=) resultado líquido;
Como obter a Receita Líquida: Deduza devoluções de vendas, abatimentos, descontos comerciais cedidos e impostos do valor da Receita Bruta; o resultado é a Receita Líquida.
Como obter o Lucro Bruto: É possível conseguir o valor do Lucro Bruto ao retirar da Receita Líquida os valores dos lucros das mercadorias e dos serviços vendidos.
Como obter o Resultado Operacional antes do Imposto de Renda e da Contribuição sobre o lucro: Para isso, é necessário pegar o Lucro Bruto e retirar dele o valor de despesas operacionais, financeiras, gerais e administrativas. Depois, acrescentar receitas operacionais e, assim, chega-se do Lucro ou Prejuízo Operacional Líquido.
Resultado Líquido do Exercício: Após todos os resultados, acrescenta-se ou deduz resultados não operacionais, como participações de debenturistas, empregados, administradores e partes beneficiárias.
Para que o relatório dê certo, é necessário, em primeiro lugar, que se faça um levantamento dos números (a regularidade com que as análises de dados são feitas devem ser definidas pelos gestores), os cálculos feitos pelo contador precisam seguir a estrutura correta das equações e, por fim, todos os dados precisam ser revisados.
Faça parte do Movimento Bumme!
Agora que já ficou por dentro do que é o DRE e como fazer o relatório, saiba que a Bumme tem o conhecimento necessário para questionar o sistema bancário e favorecer pessoas que se sentem injustiçadas pelo mercado financeiro.
Venha fazer parte do Movimento Bumme e tenha o seu dinheiro de volta.