Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Empresa negativada e com o nome no Serasa: o que fazer?

Empresa negativada e com o nome no Serasa: o que fazer?

Ter uma empresa negativada e com o nome no Serasa é uma situação desafiadora, mas que pode acontecer com diversas companhias em algum momento. Mas isso não é o fim do mundo. E existem medidas que podem ser tomadas para reverter esse cenário

Claro que, para isso, é necessário fazer uma reorganização financeira e tomar algumas atitudes assertivas para recuperar as finanças. No entanto, apostando nas decisões corretas, será possível sair do vermelho e ficar com o nome limpo.

Para que as empresas consigam tomar as melhores medidas em situações como essa, a Bumme traz algumas dicas para as companhias que estão negativadas e com o nome no Serasa encontrarem alternativas para se recuperar dessa situação

Ao final, ainda, veja como a Bumme pode ajudar o seu negócio a não chegar em um cenário tão problemático! Vamos lá?

O que fazer quando a empresa fica negativada?

Alguns passos precisam ser seguidos para a recuperação financeira da empresa. Os principais deles são:

Faça o levantamento de todos os gastos

Identificar as causas do endividamento é o primeiro passo para traçar um plano eficaz de recuperação financeira. Para isso, é fundamental fazer um levantamento de todas as despesas, incluindo os gastos excessivos, e detalhar os valores em aberto, destacando os custos que devem ser pagos com prioridade.

Esse estudo deve buscar compreender se há baixo controle de estoque, problemas de fluxo de caixa ou até mesmo a falta de um planejamento financeiro adequado. Com tudo isso em mãos, é possível visualizar a real situação da empresa e desenvolver um plano de ação para reorganização das finanças.

Neste primeiro momento, também é imprescindível que a empresa faça uma verificação junto ao Serasa, SPC e Boa Vista SCPC, a fim de identificar quais são as dívidas negativadas. Esse passo inicial é muito importante para corrigir os problemas e evitar que a situação se repita.

Categorize as dívidas 

A partir das informações recolhidas no primeiro passo, é necessário dividir as despesas em três categorias: negativadas, vencidas e a vencer. Assim, ficará ainda mais fácil visualizar como proceder com as dívidas.

Algumas dicas para esse passo são: busque uma renegociação com os fornecedores e/ou instituições financeiras. Isso pode ser repetido também com as contas vencidas e a vencer. 

Em caso de dívidas negativadas, essa também pode ser uma alternativa. Para isso, tente entrar em contato com as empresas que negativaram a companhia, a fim de encontrar uma proposta para quitar as dívidas. Verifique, também, se existe alguma possibilidade de parcelamento para facilitar a renegociação. 

Busque alternativas de crédito 

Frente a situações como essa, é interessante tentar encontrar algumas linhas de créditos que atendam às empresas negativadas. Vale lembrar que pode ser vantajoso buscar alternativas para as instituições financeiras tradicionais

Há diferentes opções de créditos além dos bancos, como: cooperativas de créditos, fintechs, entre outros. Mas vale ressaltar a necessidade de avaliar detalhadamente as taxas para encontrar a linha de crédito mais indicada para a organização. Com isso, haverá a diminuição do risco de precisar recorrer a um novo empréstimo futuramente. Saiba mais sobre essas opções aqui.

Ainda, lembre-se: o primeiro passo é fundamental para chegar até aqui, visto que para conseguir crédito estando com a empresa negativada, é necessário apresentar um plano sólido que demonstre sua capacidade de pagar as dívidas futuramente

Outra dica para ter um dinheiro extra é olhar para a estrutura da empresa e identificar se existe algum maquinário que não afete a operação e que possa ser vendido. Assim, a organização pode encontrar recursos extras para quitar as dívidas e limpar o nome

Caso não exista nenhuma alternativa de crédito disponível para o seu negócio ou algum maquinário vendável, avalie a estrutura da companhia e veja quais são os pontos de corte que devem ser feitos para reduzir gastos e encontrar um fôlego para o pagamento das dívidas. 

Empresa negativada e com o nome no Serasa: o que fazer?

Hora de pagar as contas 

Neste quarto passo, já é momento de pagar as contas. Após renegociar as dívidas e encontrar maneiras de limpar o nome da empresa, é hora de quitar as despesas. 

Seja com pagamentos à vista ou parcelado, também é fundamental fazer um novo planejamento financeiro que indique como serão as parcelas e os novos gastos, com o objetivo de evitar outros problemas financeiros futuros. 

Aqui também é importante olhar para as necessidades de curto ou médio prazo a fim de pleitear o capital de giro necessário. 

Fale com profissionais indicados e tente encontrar oportunidades na receita  

Se necessário, pode-se recorrer a ajuda profissional, como um contador ou um consultor financeiro. Além de auxiliarem na elaboração de um plano de recuperação financeira eficaz, eles também podem informar como lidar com a situação de negativação no Serasa, avaliando especificamente a sua empresa. 

Desse modo, os profissionais vão fornecer orientações específicas para a situação, ajudando a desenvolver estratégias personalizadas.

Outra medida importante é revisar e ajustar o plano de negócios. Isso pode incluir a busca por novas oportunidades de receita, a redução de custos operacionais e a definição de metas financeiras realistas. 

Um plano de negócios sólido pode ser fundamental para demonstrar aos credores e investidores que a sua empresa está comprometida com a recuperação financeira. É aqui que a Bumme entra e pode ajudar de duas maneiras. 

Uma das opções é a análise dos contratos bancários. A Bumme analisa esses documentos, que podem ser referentes a empréstimos, e verifica se há cobranças indevidas. Quando existem tais cobranças, o valor é contestado ao banco de maneira administrativa para esse custo ser restituído à empresa. 

Outra possibilidade é analisar as oportunidades tributárias da empresa por meio de uma revisão tributária, visando a encontrar tributos que são pagos indevidamente para que eles sejam restituídos. Esse também é um dos serviços prestados pela Bumme. 

Pense no futuro!

Vale ressaltar que a negativação no Serasa não é permanente. Mas é importante aprender com a situação para não cometer os mesmos erros em outras ocasiões. Por isso, sempre tenha um planejamento financeiro assertivo e funcional.

Lembre-se, ainda, de manter, periodicamente, as análises dos contratos e dos tributos para que você não perca dinheiro à toa. A Bumme é a parceria que sua empresa precisa para alcançar cada vez mais o sucesso!

Faça parte do movimento Bumme!

Após seguir os passos para sair do vermelho e iniciar, gradualmente, o processo de recuperação financeira, não deixe de olhar sempre para o futuro e encontrar parceiros que façam a diferença no seu negócio, como a Bumme!

Fale com um dos nossos consultores, recupere seu dinheiro e tenha as finanças em dia com ajuda da Bumme!