Indicadores financeiros: aliados para a sua empresa alcançar o sucesso
Se você é um empreendedor, já sentiu aquele frio na barriga de ter que fazer as contas fecharem. Ou você já sonhou e desenhou uma meta para o sucesso do seu negócio, não é mesmo? E se algum desses é o seu caso, então você precisa entender mais sobre os indicadores financeiros!
Para uma boa gestão da sua empresa, você deve estar ciente se ela está indo bem ou não. E é aí que entra a importância dos indicadores financeiros: eles são um guia para seu negócio saber qual caminho rilhar.
Existem muitos detalhes importantes em relação a esses números que os empreendedores devem estar atentos para traçar as metas de sucesso da sua empresa. Tudo vai ficar mais claro com o texto que o blog da Bumme preparou! Vamos nessa?
O que são indicadores financeiros?
Indicadores financeiros são os números que mostram, por meio de uma análise de dados, a situação da saúde financeira geral da empresa.
Eles têm origem em três principais relatórios: o fluxo de caixa, o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o balanço patrimonial.
Para uma boa saúde financeira no contexto empresarial, é preciso entender e priorizar os indicadores. Esses números oferecem informações úteis para uma visão completa de como estão as finanças da organização e para decisões mais assertivas.
Vamos pensar assim: não dá para montar um armário, por exemplo, sem um manual de instruções com todas as informações necessárias para a montagem ser corretamente realizada, visando que o objeto não desabe depois.
E essa “ferramenta” de finanças, basicamente, exerce essa mesma função informativa para que a empresa não tenha problemas no futuro.
Por que os indicadores financeiros são essenciais?
Ao estabelecer seu planejamento organizacional, o seu negócio define metas e estratégias para alcançar em curto, médio e longo prazo, certo?
E os indicadores são excelentes para a avaliação do avanço desses objetivos e para determinar se o seu negócio está gerando lucro.
Além disso, eles são altamente eficazes na análise de oportunidades de investimento, expansão do negócio e na redução de custos e despesas.
Sem olhar para os indicadores, uma empresa pode estar afundando sem que ninguém entenda quais são os prejuízos acumulados. Ou seja, não dá para ficar sem eles.
Vale lembrar, no entanto, que podem ocorrer falhas. Por essa razão, é necessário que o processo seja revisto para uma avaliação mais precisa.
Quais são os principais indicadores financeiros?
Há diferentes indicadores disponíveis que auxiliam em diversos objetivos: lucratividade da empresa, retorno sobre investimento e crescimento das receitas.
Confira alguns dos principais:
Margem EBITDA
Utilizada principalmente por companhias de capital aberto, a margem EBITDA (“Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, em tradução livre) é um indicador que demonstra a rentabilidade da empresa, considerando resultados operacionais.
Quanto maior for a margem EBITDA, maior será a eficiência da empresa na geração de lucro. Essa ferramenta também é útil para avaliar o índice de lucratividade e endividamento da empresa.
Margem Líquida
A margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido em relação à receita total de uma empresa.
Ela é importante para medir a rentabilidade de uma organização e é usada para avaliar quão eficaz uma companhia é em transformar suas vendas em lucro após considerar todas as despesas, incluindo custos operacionais, juros e impostos.
Margem Bruta
Já a margem bruta considera apenas os custos diretos relacionados à produção ou aquisição de produtos e/ou serviços.
Ela possibilita avaliar a eficiência da empresa na geração de lucro a partir de suas operações principais, independentemente de outros fatores como despesas operacionais e financeiras.
Margem de Contribuição
Esse indicador financeiro representa o valor que uma venda contribui para cobrir os custos fixos, considerando apenas os custos variáveis associados a esse produto ou serviço vendido.
A Margem de Contribuição fornece uma visão mais clara do potencial de lucro de um produto ou serviço. Ela pode ser expressa em valor unitário ou porcentagem.
Custos fixos e variáveis
Custos são os gastos necessários para manter a empresa em funcionamento. Eles podem ser fixos ou variáveis.
Os fixos são despesas recorrentes que independem da quantidade de produtos fabricados, serviços prestados ou vendas realizadas (aluguel ou arrendamento de instalações, salários de funcionários, etc.). Eles não variam com a produção ou com as vendas.
Já os custos variáveis estão relacionados à aquisição de mercadorias e matéria-prima para o funcionamento do processo. Em geral, eles são mais sensíveis às mudanças na atividade da empresa, e sua relação com o volume de produção ou vendas é direta.
Ponto de Equilíbrio
O ponto de equilíbrio indica o nível de vendas em que uma empresa não gera lucro nem prejuízo. Aqui, a receita total é igual aos custos totais, incluindo custos fixos e variáveis.
Basicamente, ele determina a quantidade mínima de receita necessária para que a empresa cubra todos os custos sem sofrer prejuízo. Quanto mais cedo a empresa atingir o ponto de equilíbrio, mais rápido será o registro de lucro.
Retorno sobre Investimento (ROI)
O ROI é amplamente utilizado para avaliar a eficácia e a lucratividade de um investimento ou uma ação. Ele fornece uma medida da rentabilidade em relação ao custo desempenhado inicialmente neste projeto.
O resultado é expresso como uma porcentagem, e um ROI positivo indica que o investimento está gerando lucro.
Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
O ROE é um importante indicador. Ele mede a eficiência com a qual uma empresa gera lucro em relação ao seu patrimônio líquido (diferença entre os ativos totais e as obrigações da companhia).
Ele possibilita que o empreendedor enxergue a capacidade de lucro da organização a partir dos recursos dos acionistas.
Ticket Médio
O ticket médio representa o valor médio gasto por um cliente em uma única compra em um determinado período de tempo.
Esse indicador é frequentemente usado por empresas, especialmente no varejo, para acompanhar o comportamento de compra dos clientes e avaliar o desempenho das vendas. Assim, o negócio consegue ajustar o que for necessário para atender às necessidades dos consumidores.
Como analisar os indicadores financeiros?
Os indicadores que podem ajudar a entender a saúde financeira são vários. Mas como utilizá-los?
Com as informações em mãos, coletadas por meio do fluxo de caixa, do DRE e do balanço patrimonial, os empreendedores precisam projetar o planejamento de metas e os objetivos futuros para o negócio.
Contudo, vale destacar que os resultados devem ser contextualizados à luz do histórico da empresa para uma interpretação mais precisa e assertiva.
Para uma análise eficaz, é indicado coletar os dados por um período mais longo de tempo, visando confirmar as informações iniciais.
E lembre-se de que: a comparação dos diferentes tipos de indicadores pode aprimorar a compreensão da situação financeira da organização.
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