Entenda o que é KPI e como pode melhorar o desempenho da sua empresa
Muitas empresas utilizam Key Performance Indicator, ou simplesmente KPI (Indicador-chave de Performance na tradução livre), para compreender se as ações adotadas por elas estão surtindo efeito.
Com ajuda desses indicadores de desempenho, as instituições podem tomar decisões mais assertivas e assim aumentar o lucro. Afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?
A Bumme preparou um texto explicando o que é KPI e como ele pode ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio. Vamos lá?
O que é KPI?
De acordo com o Sebrae, “KPI é uma técnica de gestão que facilita a transmissão da visão e missão de uma determinada empresa para funcionários que não ocupam cargos elevados”.
É com a ajuda do KPI que o negócio terá informações mais precisas de andamento de projetos, campanhas de marketing e produtividade de modo geral. A empresa passa a entender onde está acertando e os pontos de falha que precisam ser corrigidos.
Os resultados mostrados pelo indicador de desempenho funcionam como uma motivação para os colaboradores, que passam a compreender qual a importância do trabalho que desenvolvem dentro de toda a cadeia produtiva.
Mas atenção! KPI e métrica são coisas diferentes.
Diferença entre KPI e Métricas
Entenda que são dois conceitos diferentes, mas que caminham juntos.
“KPI são critérios essenciais de acompanhamento e controle da gestão da empresa. Já, as métricas são medidas, ou seja, qualquer ponto que possa ser quantificado. Uma métrica pode se tornar um indicador importante para o seu planejamento. Mas, um KPI jamais será uma métrica”, diz o Sebrae.
Diferença dos KPIs
Existem três tipos de KPI: os primários, os secundários e os práticos. Mas qual a função de cada um deles?
O KPI primário normalmente é o que mais interessa para a alta cúpula da instituição. É ele que indica se a empresa está, ou não, ganhando dinheiro.
Quando se pensa em marketing digital, o KPI primário terá opções como tráfego, taxa de conversão, receita total, leads, receita por compra entre outras.
Já o KPI secundário é uma forma de justificação do primário. Normalmente são analisados por supervisores e gerentes. Esses indicadores têm que mostrar que tudo caminha na direção pretendida.
No secundário, são levados em conta assinantes de blog e newsletter, custo por visitante, origem do tráfego, entre outros.
Por fim, os KPIs práticos têm a ver com quem está diretamente envolvido em marketing digital ou inbound marketing e precisa fazer testes para acompanhar o que está acontecendo.
Estão no radar deste profissional indicadores como pageviews, bounce rate, melhores landing pages, palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com seu negócio), tráfego, interações sociais entre outros.
Exemplos de KPIs
Taxa de Conversão (Win Rate)
A Taxa de Conversão serve para quantificar os leads (as pessoas que entram em contato com a empresa) e mensurar quais deles foram efetivamente convertidos em clientes.
Esse KPI auxilia setores como marketing e vendas, que encontram uma maneira precisa de quantificar as campanhas.
Para obter o resultado, divida o número total de clientes pelo número de leads. O resultado deve estar próximo ao valor decidido pelos gestores.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O custo de aquisição de clientes é o que indica a conquista, de fato, de um cliente.
Para conseguir o resultado, some tudo que foi gasto em marketing e vendas em um período e divida pelo total de consumidores que realmente fecharam negócio.
Se o resultado for muito alto, significa que as estratégias têm custado muito para a empresa. Quanto menor o valor do resultado, melhor para a empresa.
Retorno de Investimento em Marketing
Quando se fala em receitas e gastos de uma campanha de marketing, o termo ROI logo surge.
É ele que indica se a instituição está recuperando todo dinheiro e tempo gasto em performance de campanhas.
Pense o seguinte: a empresa investiu em um mês R$ 15 mil em campanhas de marketing. Já as vendas concluídas nesse período geraram R$ 45 mil. Para obter o ROI, faça o cálculo:
ROI = Vendas no período (45.000) – Gastos no período (15.000)/Gastos no período (15.000).
Nesse caso, obtemos 2, o que significa que o retorno sobre investimento foi de 2 vezes o investimento inicial. Pode-se multiplicar o resultado final por 100 para obter uma porcentagem, e chegaríamos aos 200%. Isso significa que para cada valor gasto, a empresa obteve o dobro de retorno.
Customer Lifetime Value (CLV)
O CLV indica o valor da receita, de forma direta, que cada cliente representa para o negócio, dentro de um determinado período.
Se um cliente gasta R$ 500 todo mês na empresa, ao longo do ano o valor será de R$ 6 mil. Em três anos, o CLV será R$ 18 mil.
Lembre-se que o CLV nunca deve ser menor que o CAC. Se isso acontecer, significa que o custo para conquistar o cliente é maior que a receita, o que gera prejuízo.
Benefícios dos KPIs
São vários benefícios para quem adota KPIs na empresa. O Sebrae elencou alguns. Veja:
Mensuração precisa de resultados
Os KPIs garantem que os resultados finais estejam alinhados com os objetivos estipulados em cada etapa do projeto.
Melhoria no desempenho dos colaboradores
A empresa consegue direcionar seus investimentos e estratégias de acordo com as avaliações. Dessa forma, os gestores conseguem montar times de acordo com as características dos colaboradores.
Aumento da eficiência
As métricas proporcionam aos colaboradores um melhor entendimento do que deve ser alcançado. Com etapas claras e objetivos bem definidos, há uma melhoria considerável na motivação da equipe e, claro, na eficiência das atividades executadas.
Precisão na tomada de decisão
Os gestores consultarão os indicadores para observar o que está funcionando e os processos que podem ser removidos para elevar a eficiência dos trabalhos.
Alinhamento de metas
Indicadores estabelecidos e comunicados às equipes com transparência geram um alinhamento geral em busca de objetivos comuns. Isso porque outro benefício dos KPIs é a possibilidade de transformar informações completas em direções compreensíveis a todos.
Não perca dinheiro!
Mesmo utilizando os KPIs na empresa para minimizar perdas e aumentar o lucro, seu negócio ainda pode estar perdendo dinheiro e você nem sabe.
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