Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Passo a passo para escolher um contrato de crédito empresarial

contrato de crédito empresarial

Manter um negócio não é tarefa simples, e a maioria dos quesitos que estão relacionados a uma empresa envolve investimento financeiro. Em muitos momentos, seja para expansão, comprar nova aparelhagem ou quitar dívidas, você pode precisar de um dinheiro que não tem.

E qual a solução para essa questão? O crédito empresarial.

O crédito empresarial funciona nos mesmos moldes de um empréstimo para pessoas físicas, só que no caso é uma empresa que pede crédito a uma instituição financeira. Normalmente, o recurso é usado para custear investimentos, aquisição de bens, capital de giro, cobertura de necessidade de caixa, ou pagamento de dívidas.

A Bumme explica o que deve ser considerado em um contrato de crédito empresarial!

O que levar em conta na hora de firmar um contrato de crédito

De acordo com o motivo do empréstimo, as linhas de concessão de crédito chegam a variar bastante. Antes de firmar contrato com uma instituição financeira, vários pontos devem ser considerados como taxas de juros e opções de pagamentos. 

Taxa de juros 

A taxa de juros é um dos principais fatores no contrato de crédito financeiro. Por isso, é importante pesquisar as condições estipuladas de juros em mais de uma instituição financeira.

Fique atento ao CET (Custo Efetivo Total), é o que deve ser levado em consideração ao analisar um contrato. O CET é a soma de todos os encargos e despesas na operação de crédito, ou seja, é o valor final da dívida. 

contrato de crédito empresarial

Pagamentos

Quanto aos pagamentos, existem alguns fatores a serem observados como prazo, opções e condição de arcar com os custos. 

No caso dos prazos, existem regras de acordo com o tipo de crédito escolhido. Por exemplo, quando são créditos para capital de giro, os prazos podem chegar até 48 meses, para aquisição de máquinas e equipamentos, até 120 meses. 

As empresas devem ter condições e estarem preparadas para arcar com as parcelas dos empréstimos. Em muitos casos, os valores mensais e formas de pagamento são negociáveis. 

É necessário avaliar as suas possibilidades e quais condições a credora oferece. Procure alternativas que tenham custos menores e prazos mais elásticos. 

Existem instituições que oferecem amortização dos juros em parcelas pagas antes da data do vencimento, ou no débito automático. Sempre é importante se atentar ao Custo Efetivo Total. 

Valor do financiamento: Para que o empréstimo seja uma boa opção, o valor do financiamento tem que ser 25% do lucro líquido esperado pela empresa.

Instituição de crédito

Para fazer um empréstimo, é necessária uma instituição de crédito para oferecer os recursos. A avaliação de onde o empréstimo será feito, deve ser realizada com muito cuidado. 

Caso a instituição não tenha renome no mercado financeiro, seja cauteloso, busque informações no site de defesa do consumidor. No site do Banco Central, é possível conferir se uma instituição tem autorização para prestar esse tipo de serviço. 

O que as instituições financeiras avaliam para um contrato de crédito 

Além do que o empresário precisa analisar ao contratar um empréstimo, como já citado acima, também é necessário pensar nos critérios das instituições financeiras. Assim é possível entender melhor quais as suas chances.

Os bancos seguem padrões bem definidos para a concessão de crédito. Diversos fatores são considerados: histórico de pagamento, taxa de rentabilidade, poder de investimento, reputação e idoneidade da empresa. 

Para reduzir os riscos de uma operação de crédito, as instituições pedem garantias de empréstimos, as empresas têm que atender padrões que deem segurança de que irão pagar a dívida. O Banco Central tem normas e critérios próprios de garantias de empréstimos. 

Um dos pontos avaliados por uma instituição financeira, antes de conceder crédito, é a estabilidade da empresa. É necessário estar em um nível de equilíbrio em que o negócio não seja tão propenso a oscilações e tenha um ciclo operacional lucrativo. 

Também existe o score da empresa. O Score é um sistema de pontos que mostra se a empresa cumpre suas obrigações financeiras, ajudando no pedido de créditos. É baseado em vários dados financeiros e comportamentais do negócio: histórico de pagamento, registro de inadimplência, entre outros.

contrato de crédito empresarial

Revise seus contratos com a Bumme

Se você tem contratos com instituições financeiras, existe a possibilidade de que esteja pagando taxas indevidas. A Bumme faz uma análise tributária de seus contratos, identificando qualquer valor indevido e recupera o seu dinheiro. Fale com um de nossos consultores. 

Pablo Cardoso Andrion

*Pablo Cardoso Andrion
Diretor Comercial da Bumme