Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Previsão financeira: o que é e por que é importante?

Previsão financeira: o que é e por que é importante?

Manter a saúde financeira da sua empresa é fundamental para não se afundar em dívidas, e a previsão financeira é uma aliada, visto que a ferramenta consegue antever situações e melhorar o planejamento

Se você pudesse saber o que vai acontecer com seu negócio nos próximos meses ou anos, isso te ajudaria na tomada de decisões e no planejamento? Provavelmente sua resposta deve ser sim. 

Saiba que isso é possível fazendo a previsão financeira. Mas o que é isso? Pode parecer complicado a primeiro momento, mas é fácil compreender. E você pode ter ajuda da sua equipe de contabilidade para realizar o processo.

A Bumme preparou um material para te explicar com detalhes a importância desse processo!

O que é a previsão financeira?

De modo geral, podemos falar que previsão financeira é uma estimativa do que irá acontecer nas finanças da sua empresa. Com ela, é possível elaborar orçamentos e fazer projeções. 

Para fazer uma previsão eficiente, a palavra-chave é organização. Saber controlar o que entra e o que sai no caixa é fundamental, pois esse é o principal pilar da previsão.

A previsão financeira pode ser feita a curto, médio e longo prazo. Curto prazo é uma análise feita mês a mês. Já médio prazo é uma análise feita em um período de 24 a 36 meses, sendo analisado cada ano de forma individual. A longo prazo corresponde ao prazo acima de 36 meses.

Essa ferramenta contábil precisa ser bem fundamentada, e isso é importante para que ela se aproxime ao máximo da realidade. 

O que analisar na previsão financeira?

Previsão financeira: o que é e por que é importante?

Histórico

O primeiro ponto necessário é ter informações sobre o histórico da empresa. Nesse momento, serão colhidas informações do negócio e resultados de ações feitas em anos anteriores. Isso ajudará a entender como funciona o fluxo de caixa.

A partir do momento em que os dados são levantados, é feita uma comparação com os períodos anteriores e a atual fase da empresa. A partir disso, você irá perceber em quais épocas do ano seu produto ou serviço é mais vendido e poderá fazer uma análise do mercado de fornecedores que abastecem seu negócio. 

Movimentações Detalhadas

Tudo que entra e sai do caixa precisa ser registrado. Os custos fixos,  como salários, aluguel, água, luz e outras retiradas fixas, devem ser indicadas.

Despesas variadas, como comissões, taxas de entrega e tributos, também devem constar no relatório – tudo bem detalhado.

Qual método utilizar?

Saiba que existem dois métodos de previsão financeira: o quantitativo e o qualitativo.

Previsão Quantitativa

Esta previsão funciona com base em fatos concretos e é dividida em Linha Reta, Média Móvel, Série Temporal e Regressão Linear. É baseada em dados colhidos do processo inicial. Entenda como funciona cada uma:

Linha Reta

Utilizando matemática básica, este método é um dos mais simples de serem executados. Ele é feito quando uma empresa quer antecipar o crescimento futuro de sua receita.  A taxa de crescimento de vendas em períodos anteriores pode ser utilizada pelo negócio como referência para prever o crescimento futuro.

Claro que, ao longo do período definido para a previsão, vários fatores podem influenciar no crescimento da receita. Contudo, com alguns ajustes feitos quando as mudanças acontecerem, é possível ter um resultado próximo do real. Esse método também é usado para planejar onde você quer que sua empresa esteja no futuro.

Média Móvel

É utilizada para analisar intervalos menores de tempo, como análises mensais ao invés de anuais. Possibilita fazer avaliação de receita, lucratividade, crescimento de vendas, preços de ações, entre outras.

Essa média é utilizada também por empresas em que vendas e receitas mudam ao longo do período. Com essa ferramenta contábil, você conseguirá compreender altos e baixos em um período médio de dois ou três anos, porém com análise mensal.

Série Temporal

Quando mudanças sazonais podem impactar no seu negócio, a Série Temporal é utilizada. Com esse método, é possível encontrar dados em períodos anteriores para orientar sobre o que pode acontecer no futuro. 

Ela te dá um resultado quando o desempenho precisa ser consistente e pode fazer a estimativa de desempenho do mês seguinte utilizando números de vendas e crescimento de receita de meses anteriores.

Regressão Linear

Imagine vendas e lucros. Se as vendas aumentarem, consequentemente o lucro também deve aumentar. Porém, se isso não acontece, algo pode estar errado e o problema tem que ser identificado.

Com a Regressão Linear será possível apontar o que está acontecendo e ajudar a estimar resultados futuros. Será possível também fazer um orçamento melhor e aumentar o desempenho da empresa.

Previsão Qualitativa

Diferente da quantitativa, a qualitativa utiliza outros métodos e é eficaz a curto prazo. Veja dois métodos mais populares nesta previsão.

Pesquisa de Mercado

Este é um método demorado e caro para a maioria das empresas. É utilizado quando um negócio quer saber sobre uma determinada região para abertura da empresa ou sobre um novo produto ou embalagem para o mercado. Quanto mais dados coletados na pesquisa, mais confiável ela se torna. 

Método Delphi

Enquanto isso, o Método Delphi pode ser útil para previsões a longo prazo e serve para discutir o crescimento de um mercado específico ou setor. Também é utilizado para tentar antecipar o valor dos ativos imobiliários à medida que o mercado evolui nos próximos anos.

Conclusão

Com a Previsão Financeira, é possível que gestores tomem decisões mais acertadas para atingir um objetivo ou uma meta proposta para o crescimento da empresa.

Ela pode ser quantitativa ou qualitativa, a curto, médio ou longo prazo. As informações sempre partem do fluxo de caixa. Por isso, é importante manter a organização e detalhar tudo que entra ou sai dele.

A previsão financeira ajuda na provisão financeira. A Bumme já publicou um texto sobre o assunto.

Segundo o Sebrae, previsão e provisionamento são métodos diferentes, mas fundamentais para garantir o controle e a transparência dos recursos financeiros da empresa, sabendo quando e quanto dinheiro sairá do caixa, preservando a saúde financeira e evitando riscos.

Bumme Ajuda

Durante o processo de previsão financeira, você pode identificar algumas situações na empresa na qual pode ser preciso recorrer a operações de crédito. 

Na urgência, a instituição pode assinar contratos que podem conter cobranças que não deveriam estar ali, afetando, de alguma forma, o provisionamento e as despesas previstas e imprevistas.

A Bumme consegue ajudar. Fazemos a análise de receita e fluxo de caixa, a análise do risco com a abertura de endividamento, a análise das execuções e a análise dos recebíveis.  Venha falar com a gente!