Queda da Selic: uma boa notícia para quem contrata o seguro prestamista
A redução da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, deve trazer maior segurança financeira aos empresários que decidem se valer do seguro prestamista.
Como uma coisa puxa a outra, ao cair 0,50 ponto percentual e estacionar em 11,25% ao ano, a Selic influencia positivamente a diminuição das taxas de juros associadas aos empréstimos, e isso coloca o seguro prestamista em uma patamar mais acessível.
Está em dúvida sobre como usar essa baixa da taxa básica de juros a seu favor? A Bumme Consultoria Financeira explica a seguir:
O que é a taxa Selic?
Os movimentos de aumento, estabilidade ou queda da taxa Selic são de responsabilidade do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil.
Essa variação é determinada pelo Comitê, em reuniões que acontecem a cada 45 dias, servindo a Selic como referência para diversas operações financeiras no país.
É a partir dela que as demais taxas de juros do Brasil são calculadas, como as cobradas em empréstimos e financiamentos.
Criada em 1979 com o objetivo de ser uma ferramenta de controle da inflação, o nome Selic vem do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é o sistema utilizado para registrar as operações de compra e venda de títulos públicos no Brasil.
A taxa é baseada em uma variedade de indicadores, entre eles inflação, crescimento econômico, emprego e risco de crédito, refletindo, portanto, a avaliação dos riscos e oportunidades no contexto macroeconômico.
Por que a taxa Selic baixou?
A baixa da Selic foi confirmada novamente em reunião do Copom no fim de janeiro. Por unanimidade, os integrantes do comitê decidiram reduzir a taxa e deixá-la em 11,25%, conforme o esperado pelo mercado.
Foi a quinta queda consecutiva dos juros no novo ciclo de flexibilização monetária iniciado em agosto.
Ao baixar a Selic, o BC tem como objetivo deixar o crédito mais barato e estimular o consumo e, consequentemente, aquecer a economia. Isso acontece quando a inflação já está mais controlada, cenário que não justifica juros maiores.
A expectativa dos analistas é de que, até maio ou junho, as reduções da Selic continuem estabilizadas em 0,50 ponto percentual.
Depois desse momento, os cortes devem passar para 0,25 ponto até os juros chegarem a 9,25% ou a 9%, sendo essa uma projeção para o fim de 2024.
O que é o seguro prestamista?
O seguro prestamista é um produto direcionado por instituições financeiras para empréstimo e financiamento, que assegura o pagamento das parcelas da dívida em situações específicas, previstas na apólice.
Ou seja, caso o devedor não possa quitar a dívida total ou parcialmente junto ao banco, é o seguro que assumirá esse compromisso.
A cobertura desse tipo de seguro inclui morte por causas naturais e acidentais, e questões como: invalidez, desemprego ou perda de renda, além de incapacidade temporária ou doenças graves.
Já falamos sobre seguro prestamista em outros textos do blog da Bumme, como aqui e aqui.
A queda da Selic é favorável para quem contrata o seguro prestamista?
Taxa Selic menor é sinônimo de diminuição das taxas de juros associadas aos empréstimos.
Isso torna mais acessível o custo do seguro prestamista aos empresários, proporcionando maior segurança financeira em caso de inadimplência.
Essa relação entre queda da Selic e seguro prestamista – e seguros em geral – pode ser vista pelo crescimento de 7,4% em termos de arrecadação em 10 meses de 2023, comparado ao mesmo período de 2022, segundo levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Com a queda da Selic, fica mais favorável aderir ao seguro por proteção financeira, uma vez que ele proporciona ao empresário que toma um empréstimo uma maior sensação de segurança em relação aos seus compromissos financeiros.
Bumme orienta
Se você contratou o seguro prestamista em algum empréstimo, financiamento ou outra situação, mas ainda tem dúvidas de como tudo isso funciona, a Bumme Consultoria Financeira pode orientar.
Nossa equipe especializada ajuda você a compreender o que foi contratado e como utilizá-lo, caso necessite. Para isso, basta clicar aqui.