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Ressarcimento de contratos: veja como recuperar dinheiro pago indevidamente

Contratos com mais chance de ressarcimento

As empresas, ao assinarem contratos com um banco ou instituição financeira, precisam ficar atentas para não pagar juros abusivos ou taxas indevidas.

Contratos de capital de giro, financiamento de veículos, consignados ou crédito pessoal estão entre os que mais são firmados no país e consequentemente, são os que mais têm ressarcimento quando identificado algum abuso.

Neste texto você vai entender como pedir o ressarcimento nos contratos abusivos.

Problemas nos contratos

O primeiro passo para saber se tem direito a um ressarcimento e não perder mais dinheiro é fazer a revisão do contrato. 

O ideal é procurar uma empresa especializada no assunto, como a Bumme, para fazer uma revisão minuciosa em cada termo do contrato assinado.

Fique tranquilo que rever contratos não prejudica sua relação com o banco! Quando a Bumme faz a revisão do contrato e identifica alguma possibilidade de reaver dinheiro, ela aciona o banco de forma administrativa, seguindo todas as especificações de solicitação de cada instituição financeira, ou seja, não atua na esfera jurídica. 

Sendo assim, a empresa não fica com nenhuma restrição interna no banco, não reduz rating ou score, não fica restrita a linhas de crédito e nem perde os limites atuais.

Os juros estão abusivos. E agora?

Se os juros cobrados forem abusivos, a Bumme abre uma ação revisional de juros.

Essa ação serve para ajustar tarifas de acordo com o valor médio do mercado. Ao acionar um banco ou instituição financeira, cada item é analisado minuciosamente, com base em informações precisas e documentadas, indicando se o valor dos juros está acima do permitido no contrato.

Mas atenção! Durante a revisão de juros, é essencial que se continue pagando as parcelas do crédito. A possibilidade de restituição do valor somente será indicada após a ação apontar positivamente para o descumprimento do acordo.

Os motivos mais comuns para pedir revisão são: suspeita de cobranças abusivas ou ilegais; alterações nas taxas de juros; garantir a transparência e o cumprimento das obrigações financeiras do contrato; renegociação dos termos de contrato de adesão, tipo de acordo elaborado por uma das partes e que a outra pode somente aceitar ou recusar os termos, entre outros.

Problemas mais comuns em contratos bancários

  • Encargos excessivos;
  • Juros abusivos;
  • Produtos e seguros
  • Multas e juros de mora elevados;
  • Taxas e tarifas que caracterizam venda casada;
  • Taxas não informadas ou informadas incorretamente;
  • Taxas de juros maiores do que as pactuadas no momento da aquisição.

E se o banco não quiser ressarcir?

Neste caso, o banco ou instituição financeira estará descumprindo a lei. 

Se a questão não for resolvida na esfera administrativa, a Bumme aciona os órgãos competentes para que a solicitação seja cumprida. 

Fale com a Bumme e não perca mais dinheiro!

A empresa que desejar fazer a revisão de um contrato pode entrar em contato com a Bumme, que fará a análise minuciosa de cada cláusula.

Se for identificado alguma possibilidade de ressarcimento, a Bumme entra em contato com o cliente, informa as oportunidades e explica detalhadamente como será executado o trabalho. 

Lembre-se de que cada processo é distinto e atende às exigências de cada instituição. Após a solicitação, o prazo de ressarcimento varia de 10 a 15 dias. O valor será creditado na conta do cliente.

Durante a análise, não existe cobrança, ou seja, se não for identificada uma oportunidade, não haverá custo. Mas, se houver ressarcimento, o pagamento, 30% sobre o valor creditado em conta, será feito apenas no final de todo o processo. Para mais informações entre em contato clicando aqui.