Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como evitar prejuízo com a revisão de juros abusivos?

Como evitar prejuízo com a revisão de juros abusivos?

Ficar preso a um contrato em que os juros são considerados abusivos trará, com certeza, desgastes financeiros irrecuperáveis. Afinal, pagar mais do que os limites que o caixa da empresa alcança pode abalar o seu negócio negativamente. 

Por isso, pedir a revisão de juros de contratos é uma maneira eficaz de evitar prejuízos em acordos bancários. 

Ficou interessado e quer saber os melhores caminhos para reavaliar as taxas de juros aplicadas em seus contratos financeiros? Acompanhe, a seguir, com a Bumme como não se afundar em tarifas bancárias. Vamos nessa?

O que é a revisão de juros?

É um erro comum que, ao contratar empréstimos, pedir créditos ou realizar financiamentos de longo prazo, não se olhe com a devida atenção os juros determinados no contrato.

Quando se percebe, depois de um certo tempo, que o valor pago está alto demais, é possível pedir a revisão de juros, mesmo que os termos tenham sido acordados na minuta do contrato.

O objetivo maior dessa reavaliação é garantir a exatidão dos cálculos e identificar se os juros aplicados estão em conformidade com as taxas acordadas inicialmente. 

É importante esclarecer que os juros representam o custo do dinheiro emprestado ou investido ao longo do tempo. Esse pagamento das taxas é uma forma de compensação pelo uso dos tais fundos financeiros. 

O que são juros abusivos?

Segundo a definição do assunto pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em seus julgamentos, os juros podem ser considerados abusivos quando os valores ficam acima da média de mercado e dos valores exigidos pelo Banco Central.  

É entendido que, mesmo que operações de crédito sejam de certo modo arriscadas para as instituições financeiras, isso não avaliza a cobrança de juros exorbitantes, sendo algo que infringe o Código de Defesa do Consumidor

O que é ação revisional?

Chamada de ação revisional de contrato, é por meio desse processo que é feito o pedido de revisão judicial das cláusulas de um acordo.

Ao acionar um banco ou instituição financeira, cada item é analisado minuciosamente, com base em informações precisas e documentadas, indicando se o valor dos juros está acima do permitido no contrato

Os motivos mais comuns que proporcionam o pedido de cálculo revisional são os seguintes:

  • Suspeita de cobranças abusivas ou ilegais; 
  • Alterações nas taxas de juros;
  • Garantir a transparência e o cumprimento das obrigações financeiras do contrato;
  • Prevenção de práticas abusivas;
  • Renegociação dos termos de contrato de adesão, tipo de acordo elaborado por uma das partes e que a outra pode somente aceitar ou recusar os termos.

Ao longo do procedimento de revisão de juros, é fundamental continuar o pagamento das parcelas do crédito. A possibilidade de restituição do valor somente será indicada após a ação apontar positivamente para o descumprimento do acordo. 

A Bumme ajuda sua empresa na revisão de juros

Desembolsar a mais do que o valor necessário em juros, tributos e taxas pode esvaziar os cofres da sua empresa e atrasar de maneira considerável o crescimento dela.

Com a Bumme, seus contratos serão avaliados de maneira minuciosa e de forma transparente por uma equipe de profissionais competentes com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.
Entre em contato agora com a Bumme aqui e pare de desperdiçar dinheiro.