Revisão tributária: a solução para salvar empresas em crise financeira
Instabilidades no orçamento das empresas acontecem com certa frequência, por diversas razões. Mas saiba que uma grande solução para salvar empresas em momentos de crise financeira é a revisão tributária.
É muito comum os negócios terem as contas impactadas por escolhas equivocadas, como o não entendimento sobre o regime tributário ao qual a empresa se enquadra. Essa falha de interpretação é mais comum do que se imagina.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam.
Veja a seguir com a Bumme como não cometer esse erro ou como “mudar de rota” e pular para o regime tributário correto, passando a pagar os impostos de modo sem que a saúde financeira do seu negócio seja prejudicada.
Como a revisão tributária ajuda empresas em crise financeira?
O regime tributário consiste em um conjunto de normas e leis fiscais que uma empresa deve obedecer para assegurar a cobrança apropriada dos impostos.
Em momentos de crise das empresas, a revisão tributária proporciona a redução de custos, o que ajuda a recuperação do caixa e o consequente aumento da competitividade, com maior fluxo de dinheiro.
Um dos pontos mais importantes do planejamento tributário é que ele, ao ser feito de maneira assertiva, contribui para que a empresa pague somente o valor justo aos órgãos fiscalizadores.
Em conformidade com a lei tributária, previnem-se penalidades e multas que comprometem a saúde financeira.
A gestão tributária também consegue ajudar a empresa a acessar regimes especiais de tributação e demais benefícios fiscais. Esses incentivos são oferecidos pelo governo como forma de estimular a economia em momentos de crise.
Outra missão que a revisão tributária permite em momentos de crise é a recuperação de crédito tributário, com o resgate dos impostos, taxas e contribuições que foram pagos pela empresa indevidamente.
Quais são os regimes tributários para empresas?
Qualquer empresa brasileira com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal deve optar por um desses três regimes tributários:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Entenda a seguir como funciona cada um dos sistemas tributários:
Simples Nacional
Como o próprio nome aponta, o Simples Nacional é um regime tributário simplificado, voltado para microempresas e empresas de pequeno porte, pois possui as menores cargas tributárias.
Mais novo entre os sistemas fiscais brasileiros, foi criado em 2006 e é visto como a opção ideal para quem fatura até R$4,8 milhões por ano.
Com alíquotas nominais que variam de 4% a 22,90%, ele contempla diversos setores e atividades econômicas, não sendo indicado para comércios atacadistas e indústrias.
As principais características que uma empresa precisa ter para entrar no Simples Nacional são:
- Margens de lucros médias e altas;
- Custos operacionais baixos;
- Boa participação das despesas com a folha de pagamento;
- Transações com mercadorias não beneficiadas pela redução da base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- Não ter mercadorias no regime de Substituição Tributária;
- Seus consumidores são os clientes finais.
Os tributos recolhidos pelas empresas no Simples Nacional estão nesse texto da Bumme.
Lucro Presumido
Com taxas que podem variar de 8% a 32% e voltado para empresas que faturam até R$78 milhões por ano, o Lucro Presumido é uma forma simplificada de tributação.
A partir dele, determina-se a base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas.
Para se enquadrarem no Lucro Presumido, as empresas precisam ter as seguintes características:
- Margens de lucro acima dos limites de presunção;
- Poucos custos operacionais;
- Pouca participação nas despesas de folha de pagamento;
- Transacionar com mercadorias com redução da base de cálculo (incentivo fiscal);
- Possuir mercadorias no regime de Substituição Tributária;
- Ter o faturamento até R$78 milhões.
Para saber quais impostos são cobrados no Lucro Presumido, veja este texto da Bumme.
Lucro Real
São cobrados dentro do regime de Lucro Real os mesmos impostos existentes no regime de Lucro Presumido – o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), com alíquotas de 15% e 9% respectivamente.
Neste regime, as alíquotas são calculadas com base no lucro real do negócio, ou seja, no resultado da relação entre a receita e as despesas do empreendimento.
Exigências para que as empresas se enquadrem no Lucro Real:
- Margens de lucro reduzidas (menores que 32%) ou com prejuízo;
- Custos de operação altos com aluguéis, fretes, matéria-prima e energia elétrica;
- Realizar transações com mercadorias que possuem redução da base de cálculo (incentivo fiscal);
- Possuir mercadorias no regime de Substituição Tributária;
- Ter faturamento acima de R$78 milhões.
Veja este texto da Bumme e saiba quais impostos são cobrados no Lucro Real.
O que é a revisão tributária?
Uma prática prevista dentro da legislação fiscal, a revisão tributária tem como objetivo conhecer os prejuízos, evitar pagamentos indevidos e melhorar a saúde financeira do seu negócio.
Ou seja, a revisão possibilita maior eficiência na gestão tributária e o cumprimento das normas determinadas pelos órgãos fiscalizatórios.
Como a legislação vigente sofre mudanças de tempos em tempos – como acontece atualmente com a reforma tributária que você pode entender melhor com esse e-book –, é necessário realizar análises frequentes para redirecionar estratégias e manter as finanças em dia.
Pela complexidade da legislação, o mais indicado é procurar por profissionais com excelência no assunto, como é o caso da equipe da Bumme.
Como é feita a revisão tributária?
Com o fluxo de caixa da empresa em mãos, incluindo as prestações fiscais, os profissionais da Bumme buscam desenvolver um plano de recuperação tributária.
Ao encontrar a melhor alternativa para a restituição de impostos, tarifas e taxas, são acionados os órgãos responsáveis.
Entre os principais procedimentos da revisão tributária, estão as análises:
- de regime de tributação;
- da carga tributária e dos registros contábeis;
- dos documentos fiscais;
- de relatórios de inconsistências;
- da classificação fiscal;
- das declarações fiscais apresentadas pela companhia;
- de créditos e débitos por nível de risco;
- de possíveis penalidades.
Como a Bumme pode ajudar as empresas?
Com mais de duas décadas de experiência no mercado financeiro, a equipe da Bumme é especialista em levantamento, restituição, ressarcimento e compensação de créditos tributários para empresas.
Desse modo, verificamos oportunidades tributárias existentes, considerando tributos como IPI, ICMS, ICMS-ST, PIS/COFINS e INSS.
Não perca mais dinheiro e consiga benefícios fiscais. Entre em contato agora mesmo com a Bumme e solicite a sua revisão tributária.