Como a revisão tributária pode ajudar a sua empresa?
Você sabia que em média 95% das empresas brasileiras pagam imposto indevidamente?
Esse dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), via Impostômetro, apenas confirma como a legislação brasileira é complexa.
Segundo as informações publicadas pelo Impostômetro, são mais de 40 mil leis tributárias em vigor. E essa alta quantidade de tributos pode prejudicar (e muito) a saúde financeira do seu negócio.
Por conta desse cenário, a revisão tributária é extremamente importante, visto que ela é uma alternativa para verificar todos os tributos pagos de modo indevido e recuperar esses valores.
E a Bumme preparou um texto completo para explicar o que é a revisão tributária e como ela pode ajudar a sua empresa. Vamos lá?
O que é a revisão tributária?
A revisão tributária é uma prática legal que analisa todas as tributações pagas pela empresa com o objetivo de conhecer os prejuízos, evitar pagamentos indevidos e melhorar a saúde financeira do seu negócio.
Como a legislação está em constante mudança, diversos fatores podem modificar a tributação. Por conta disso, é necessário realizar análises frequentes para redirecionar estratégias e manter as finanças em dia.
E, após a apuração minuciosa dos recolhimentos, a organização pagará apenas o que é justo e devido, além de estar sempre de acordo com as leis vigentes. Ainda, a empresa pode recorrer à Receita Federal para a devolução dos impostos pagos em excesso.
Mas lembre-se: como a legislação é bastante complexa, o mais indicado é procurar por profissionais indicados. É aí que entram os serviços da Bumme!
Como é feita uma revisão tributária?
Para esse estudo fiscal, os especialistas da Bumme buscam entender detalhadamente o fluxo de caixa da empresa, incluindo as prestações fiscais.
Com isso em mãos, a Bumme desenvolve um plano de recuperação tributária, que visa encontrar a melhor alternativa para a restituição de impostos e taxas, acionando administrativamente os órgãos responsáveis.
Entre os principais procedimentos da revisão tributária, estão as análises:
- de regime de tributação;
- da carga tributária e dos registros contábeis;
- dos documentos fiscais;
- de relatórios de inconsistências;
- da classificação fiscal;
- das declarações fiscais apresentadas pela companhia;
- de créditos e débitos por nível de risco;
- de possíveis penalidades.
Por que é importante fazer uma revisão tributária?
Essa análise é muito válida, porque ela identifica todos os recolhimentos indevidos, os quais devem ser restituídos ao pagante, e os créditos fiscais que são de direito da empresa.
Por isso, a partir desse processo, a companhia consegue otimizar os gastos com taxas, evitar cobranças inadequadas, além de regularizar a sua situação fiscal.
Assim, com a revisão tributária, é possível melhorar a saúde financeira da empresa e evitar dores de cabeça com a legislação!
Quais são as vantagens da revisão tributária?
Ao analisar os recolhimentos indevidos, uma série de benefícios são garantidos às organizações. Entre eles, destacam-se:
- Recuperação de impostos: ao reconhecer déficits indevidos, a organização pode ser restituída, caso as irregularidades sejam legalmente identificadas;
- Melhora da saúde financeira: por ser uma ferramenta preventiva, ela fortalece as finanças do negócio;
- Novas oportunidades: a partir da revisão tributária, é possível desenvolver um novo plano de ação, que irá mapear oportunidades novas para a empresa;
- Previsão e redução de riscos: com essa prática, a companhia consegue identificar e eliminar recolhimentos indevidos, além de fazer o pagamento adequado, o que reduz riscos e problemas com o Fisco;
- Recuperação de créditos: como todos os tributos são analisados, a organização pode recorrer aos créditos tributários que devem ser restituídos ou compensados ou ter direito a benefícios fiscais, os quais eram desconhecidos;
- Gestão tributária eficiente: sem dúvidas, a revisão dos tributos facilita a gestão, além de auxiliar na elaboração de um planejamento tributário mais assertivo.
Como a revisão tributária pode auxiliar no planejamento tributário?
Com uma revisão tributária bem-feita, a companhia também consegue elaborar um planejamento tributário consistente, além de avaliar todas as oportunidades tributárias. Isso facilita para a tomada de decisões frente a situações fiscais.
Para saber mais sobre planejamento tributário, acesse aqui. Agora, se você quer entender melhor sobre as oportunidades tributárias, acesse aqui.
É necessário fazer revisões tributárias periodicamente?
Agora que a importância dessa análise está clara, você pode estar se perguntando se há períodos indicados para esse processo.
O mais sugerido é realizar as revisões tributárias a cada semestre ou, pelo menos, uma vez por ano.
Se faz muitos anos que os impostos da sua empresa não são analisados, o serviço deve ser solicitado imediatamente. Os créditos tributários têm prescrição ao final de 5 anos, ou seja, passado o período, a companhia perde o direito de recuperar seus tributos pagos indevidamente.
Não perca tempo e reveja sua situação fiscal o quanto antes. A Bumme é a sua parceira nesse processo.
Como a Bumme pode ajudar as empresas?
Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, a equipe da Bumme é especialista em levantamento, restituição, ressarcimento e compensação de créditos tributários para empresas.
Desse modo, verificamos oportunidades tributárias existentes, considerando tributos como IPI, ICMS, ICMS-ST, PIS/COFINS e INSS.
Entre em contato conosco agora mesmo e solicite a sua revisão tributária!