Cuidado com os golpes: tipos de fraudes financeiras e como prevenir
Qualquer pessoa, microempreendedor ou empresa está sujeito a ser vítima de fraudes financeiras. Junto com a internet e seu crescimento constante, veio uma gama de cyber fraudes que aumentam todos os dias, em um combo com a evolução das redes.
Entre mundo real e virual, sua empresa pode ter sérios prejuízos ao ser vítima de fraude. A Bumme explica vários tipos desse crime e traz maneiras de prevenir.
Fraudes financeiras
Tomar vantagem para si mesmo nas finanças, roubar, não pagar o que é devido e fazer cobranças indevidas são todos exemplos de fraudes. Por definição, fraudes financeiras são atitudes ilegais e enganosas, realizadas dentro do âmbito financeiro, para ganhar aquilo que não é de direito e/ ou justo.
Tipos de fraudes financeiras
*Conflitos de interesse: interesses pessoais de um funcionário entram em conflito com os da empresa, o que pode levá-lo a fazer escolhas para seu próprio benefício.
*Desvios financeiros: manipulações de registros contábeis e desvios de recursos para favorecimento pessoal.
*Fraude direta: quando alguém falsifica documentos ou informações para obter benefícios financeiros.
*Corrupção: prática de suborno, nepotismo, tráfico de influência e obtenção de favores ilegais em troca de benefícios financeiros.
*Evasão fiscal: tentar evitar pagamentos de impostos para as autoridades fiscais.
*Skimming: prática que retira o dinheiro da empresa antes dele entrar no sistema contábil.
*Gastos inflados e despesas fictícias: colaboradores apresentam relatórios falsos ou contas inflacionadas para reembolso de despesas inexistentes.
*Furto ou apropriação indébita: uso não autorizado de recurso da empresa para seu benefício pessoal.
As fraudes na internet
Junto com o bombardeio diário de informações vindas da internet abre-se uma janela onde estão presentes vários tipos de fraudes. Essas usam mecanismos que tentam fazer vítimas através de redes sociais e sites maliciosos de diversas formas.
Phishing
Muito comum, o phishing é um tipo de fraude em que o e-mail é usado na tentativa de obter informações, como dados pessoais do destinatário. Geralmente, se tratam de mensagens falsas relacionadas a bancos ou instituições.
Funciona assim: os criminosos, se passando por empresas confiáveis, enviam por correio eletrônico mensagens que tentam induzir quem recebe a fornecer seus dados pessoais.
Essas informações, posteriormente, seriam usadas para obter dinheiro ou vantagens, fazendo empréstimos, financiamentos ou compras em nomes de terceiros.
Malware
Trata-se de um vírus, o usuário clica em um link disponível (que pode vir por e-mail ou estar disponível em um site supostamente confiável), e um programa malicioso é instalado em seu dispositivo. Também pode ser anexado em downloads.
As informações coletadas pelo malware podem ser sensíveis, como dados bancários e informações pessoais potencialmente utilizáveis em uma fraude.
Engenharia Social
Na Engenharia Social, os fraudadores usam a técnica de selecionar seus alvos nas mídias sociais. Depois, fingindo ser parte de alguma instituição confiável entram em contato solicitando informações de dados cadastrais.
Outra opção é os criminosos se passarem por alguém conhecido e/ou confiável e solicitarem o pagamento de uma conta ou transferência em dinheiro.
Como evitar esse tipo de ação
As tentativas de fraudes estão por todos os lados e uma maneira de evitá-las é conhecer as formas pelas quais elas podem ser realizadas e assim se proteger dessas atitudes. Em primeiro lugar, é necessário ter uma gestão de despesas corporativas eficiente.
Quando falamos em ações que não tem a ver com internet, uma comunicação aberta é essencial, assim os colaboradores poderão expor suas preocupações, falar dos problemas e solicitar ajuda.
Monitoramento e vigilância: toda empresa deve ter sistemas de monitoramento e vigilância que detectem qualquer atividade suspeita ou comportamento incomum na internet e nos dispositivos.
Prevenção contra fraudes
Várias técnicas de prevenção em relação à manutenção de seus dispositivos eletrônicos e softwares podem ser realizadas, para que você e sua empresa estejam menos propícios a serem vítimas de fraude financeira.
Antivírus: todas as máquinas de um negócio devem ter um antivírus, que precisa estar atualizado e configurado de acordo com a política da empresa.
Softwares: as atualizações de software trazem melhorias no quesito segurança, por isso é recomendável mantê-las sempre atualizadas.
Wi-fi e sites: a rede de Wi-fi deve ter seu acesso protegido. Use uma senha forte e encriptação de dados. Além disso, altere as configurações padrão do roteador.
Sempre antes de clicar no link de um site, confira se é confiável. Quando eles começam com “https://” e tem um símbolo de cadeado, significa que o site é seguro e suas informações estão protegidas.
Senhas: ao criar senhas de login para programas e acesso a sites, defina códigos fortes. Eles devem ser longos, alfanuméricos, com caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas. Defina senhas de acesso para todos os aparelhos.
Diretrizes de uso de tecnologia: cada colaborador deve conhecer as regras para uso da internet, instalação de softwares e utilização de equipamentos pessoais dentro da empresa. Treine-os em relação aos cuidados que devam ser tomados no uso das redes.
Ainda pensando em evitar ao máximo ser vítima de algum tipo de fraude através da internet, não permita que terceiros tenham acesso aos computadores de seu negócio, restrinja o acesso a dados e sistemas financeiros somente a pessoas de confiança e treinadas para fazer esse tipo de operação. Por fim, permita que cada funcionário tenha acesso somente aos programas necessários para o seu serviço.